segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Uniforme de Um Educador Físico

Muitas empresas ligadas ao fitness e ao esporte se incumbem de fornecer uniforme (completos ou parciais) aos seus funcionários. Pois bem, neste caso, trate-o seu com carinho e vista-o sempre com a maior elegância possível, mesmo que seja uma simples camiseta. Procure utilizá-lo sempre que estiver em serviço, mesmo que seja fora da empresa (numa competição, por exemplo). Por outro lado, evite utilizá-lo se você não estiver a trabalho, mesmo que esteja dentro da empresa (indo buscar uma encomenda, por exemplo).

Outro aspecto relevante é que o profissional de Educação Física deve (como em tudo na vida) sempre analisar a situação que enfrentará para escolher a sua roupa. Um professor de Natação pode usar shorts, camiseta do uniforme e chinelos na borda da piscina durante as aulas ou os treinos. Se este mesmo professor for acompanhar seus atletas em um campeonato, jeans com cinto (bermudas se estiver muito calor), sapato tipo “dock side” e a mesma camiseta do uniforme talvez sejam muito mais adequados.

Além disso, também é verdade que parecer bem implica sentir-se bem. O que requer muito mais do que usar uma roupa impecável e bem passada. É ter os ombros alinhados, as costas eretas, o olhar brilhante, o andar correto, a voz pausada e agradável, a postura polida e ao mesmo tempo firme. Mas o exercício do bem-estar começa, efetivamente, com a roupa. Já ensinavam os sábios chineses que a roupa faz o monge. Claro que o ditado é metafórico, e quer dizer somente que a roupa é uma forma de exibir certos códigos de valores. 

Além de estar com a aparência impecável, é preciso sentir-se seguro para transmitir esta sensação ao selecionador ou aos seus superiores, e causar uma boa impressão a eles.


Aparência pessoal do Profissional de Educação Física - MULHERES:

 ROUPA – já se registraram grandes problemas com este item. Seja o uniforme da empresa, seja a sua própria roupa, deve ser usada com a máxima elegância e bom gosto possível, ainda que seja um simples maiô de natação: MUITO cuidado com as cavas e os decotes (homens costumam gostas, mas as suas esposas...), use o seu número correto, nem justa nem larga demais. Não dispense os forros se a roupa for branca ou muito clara, se for um maiô de natação, mesmo no calor complemente sempre que possível com um roupão ou camiseta da empresa.

CABELOS – sempre bem tratados e arrumados, os curtos são os mais desejáveis por toda a praticidade que encerram na hora de malhar. Os cabelos longos, além exigirem muito mais trabalho, devem estar sempre adequadamente presos para não atrapalharem. Na atividade física, a praticidade deve se sobrepor ao charme daquelas jogadas de cabelo de um lado para o outro.

 MAQUIAGEM – mesmo nas atividades noturnas a preferência por maquiagem leve é praticamente um consenso entre as empresas, restringindo-se praticamente a um batom de cor suave e sombra quase imperceptível. O uso de muita maquiagem (rímel, gloss, sombras pesadas, bases) além de transmitir uma certa vulgaridade não combina com uma atividade onde a transpiração é a regra.

JÓIAS E BIJUTERIAS –como a maquiagem, devem ser discretas e sóbrias no modelo e no tamanho. Piercing’s, melhor não colocá-los. Se já os colocou, use os tamanhos mínimos.

ASSEIO – toda a atenção para unhas e dentes (talvez nem fosse preciso dizer). Um perfume ou creme de aromas bem suaves são de bom tom.

 Aparência pessoal do Profissional de Educação Física - HOMENS:
 ROUPA – assim como no caso das mulheres, também já se registraram grandes problemas com este item. Da mesma forma, seja o uniforme da empresa, seja a sua própria roupa, deve ser usada com a máxima elegância e bom gosto possível, ainda que seja uma simples sunga de natação: MUITO cuidado com as cavas e use o seu número correto, nem acima nem baixo do seu. Não dispense as camisetas mesmo no calor mais tropical (alguns profissionais gostam de exibir os músculos. ESQUEÇA! Você está lá para trabalhar.).

CABELOS – sempre bem tratados e arrumados, os curtos são os mais desejáveis. Cabelos longos para homens são um perigo: há empresas que simplesmente os proíbem. De qualquer forma, além exigirem muito mais trabalho, é difícil encontrar um homem que cuide bem deles. Em último caso, também devem estar sempre adequadamente presos para não atrapalharem. 

BARBA – outro item polêmico. Se o profissional não a cultiva, deve barbear-se diariamente. Barba de dois ou três dias é charmosa no cinema ou na televisão, no trabalho é sinônimo de desleixo e sujeira. Barbas cultivadas algumas empresas simplesmente proíbem, portanto informe-se antes de qualquer iniciativa. Quando permitidas, cavanhaques e barbas devem ser aparados quase que diariamente e tratados com todo o esmero (talvez mais do que com os cabelos). Uma barba descuidada causa uma péssima impressão.

ASSEIO – também toda a atenção para unhas e dentes (impecavelmente limpos). Perfume ou loção são dispensáveis, mas se preferir use os bem suaves e de modo muito comedido.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/component/content/article/307-manual-do-profissional/21854-aparencia-pessoal-do-profissional-de-educacao-fisica - acessado em 03 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário